Momento II
OUT
8 9 15 16 20 21 22 27 28 29 30
NOV
4 5 6
vaziopleno
Mário Afonso

  • 21-22 outubro 2023, 21h30
  • Centro de Artes de Lisboa

vaziopleno
Mário Afonso

  • 21-22 outubro 2023, 21h30
  • Centro de Artes de Lisboa
  • 45min
  • M/3
Concepção direcção e interpretação Mário Afonso Dramaturgia Ana Pais e Mário Afonso Cenografia Elisa Pône Desenho de luzes Maria Alves Música Maria do Mar e Érika Machado Fotografia Alípio Padilha Vídeo Raquel Melgue Produção Carta Branca Produção Executiva Mariana Dias Co-produção Festival Temps d'Image Apoios Balleteatro Casa da Dança c.e.m - centro em movimento Linha de Fuga Rumo do Fumo Apoio Financeiro Fundação GDA - Gestão dos Direitos dos Artistas Agradecimentos Anabela Mendes, Catarina Caldeira, Daniel Worm, Hannya Melo, João Bento, Malaposta, Maribel M. Sobreira, Nuno Patinho, Patricia Cuan, Renata Bottino, Rita Barreira, Rita Vilhena, Sérgio Marques, Sofia Campos, Tânia Guerreiro, Teresa Dias, e Vera Mantero .
Numa conferência on-line, André Lepécki contextualizava o processo que tem vindo a dar lugar ao desaparecimento do corpo. Estávamos em pleno período pandémico e, nessas circunstâncias, esse desaparecimento era também literal. O corpo tende a desaparecer à medida que se afirmam os processos inerentes ao mundo em rede, produzidos pelas alterações que a tecnologia tem vindo a introduzir nas sociedades actuais. A vertigem causada pelas estruturas da vida na era digital, fortemente orientadas pelo capitalismo da atenção, que desmaterializa muitos aspectos estruturantes da existência, é inevitável. Na torrente de uma vida exposta, cada vez mais fragmentada, com vínculos frágeis e geridos à distância, o corpo reivindica um espaço para si, ao afirmar-se enquanto lugar de escuta, numa tentativa de desenhar um gesto poético que nos sirva de protecção a todos.
Biografias
Mário Afonso (n. 1969) Lisboa. Desenvolve trabalho autoral cuja abordagem multidisciplinar resulta num conjunto de obras de carácter performativo, coreográfico e instalativo, do qual destaca Representações (2005), Framework (2022) e Trajectória (2023). Como co-criador colaborou com de João Fiadeiro, Miguel Pereira, Sofia Dias & Victor Roriz, Elisa Pône, Cão Solteiro e Vasco Araújo e Vera Mantero. Concebeu, em 2016, o acervo Prata da Casa, acervo de vídeos documentais para a dança contemporânea, disponível em www.pratadacasa.pt

Variações sobre o tempo dos jacarandás
Sofia Dinger e Yaw Tembe

  • 21 outubro 2023, 18h51, 22 outubro 2023, 18h49
  • Casa da Estação

Variações sobre o tempo dos jacarandás
Sofia Dinger e Yaw Tembe

  • 21 outubro 2023, 18h51, 22 outubro 2023, 18h49
  • Casa da Estação
  • a definir
  • M/12
criação: Sofia Dinger e Yaw Tembe apoio: Fundação GDA
Variações sobre o tempo dos jacarandás é o primeiro trabalho em conjunto de Yaw Tembe e Sofia Dinger. Terá dois episódios repartidos por duas estações, conversando com a imagem duma árvore vista a partir da janela _ o primeiro, neste Outono: sem flor. É uma construção ao redor de uma canção antiga que fala de portas, corações, pessoas que passam, casas. Uma canção que tem nela as palavras _ Simplesmente e Amor. Uma mulher canta durante muito tempo. O som do trompete parece outra coisa. As flores indecisas.
Biografias

MOMENTO I
e depois?
VER PROGRAMAÇÃO
24 MAI - 11 JUN
MOMENTO I