TEMPS D'IMAGES 2006
3 > 18 OUT
   
         
   
         
   
         
   
 
 
sharon lockhart
PINE FLAT
   
 
 
 

O recente filme e projecto fotográfico de Sharon Lockhart - uma instalação dos 12 planos da longa-metragem, projectados em loop em projectores de 16mm – é um retrato sobre os jovens de Pine Flat, uma pequena comunidade rural, na Califórnia.
A predilecção de Sharon Lockhart por planos longos e composições estáticas está patente em Pine Flat. Filmado em 12 planos sequência, captura momentos de fragilidade, inocência, brincadeira e, também, de tristeza, dos jovens desse lugar. Filmado ao longo de dois anos e meio, o filme situa-se entre o retrato documental e o desejo de estabelecer uma Narrativa. Para conseguir criar uma relação de confiança com a comunidade, a artista abdicou de uma equipa de rodagem, fazendo ela própria a imagem do filme. Desta forma, consegue dar uma visão íntima da vida rural nos dias de hoje, focando-se nas interacções entre as crianças dessa comunidade, criando um espaço de encontro entre a artista e as crianças, para revelar a dinâmica das relações pessoais.
A instalação é pensada de forma a proporcionar a experimentação/vivência de trabalho em tempo real (time based work), levando o espectador a ver cada segmento com a atenção normalmente dispensada a obras “estáticas”, como a Pintura.
Também em exposição estarão 20 fotografias da série “Pine Flat Portrait Studio”, dos jovens retratados no filme, fotografadas num estúdio improvisado num celeiro de Pine Flat.
Sharon Lockhart tem uma sólida reputação a nível internacional enquanto artista visual, fotógrafa e realizadora.